Pensamentos de Michel Foucault

Filósofo Michel Foucault

Filósofo Michel Foucault

Michel Foucault (1926 - 1984) Foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984.


Michel Foucault

"Eu não sinto que seja preciso saber exatamente o que eu sou. O principal interesse na vida e trabalho é tornar-se alguém diferente do que era no início."
Michel Foucault

"Onde há poder, há resistência."
Michel Foucault

"O olhar que você vê é o olhar que domina."
Michel Foucault

"O conhecimento  não é regido por uma teoria do conhecimento, mas uma teoria da prática discursiva.
Michel Foucault

"Eu não sinto que seja preciso saber exatamente o que eu sou. O principal interesse na vida e trabalho é tornar-se alguém diferente do que era no início."

"A alma é a prisão do corpo."
Michel Foucault

"Nós somos mais livres do que pensamos."
Michel Foucault

"A loucura, em sua selvagem e indomável palavra, proclama o seu próprio significado; em suas quimeras, pronuncia sua verdade secreta."
Michel Foucault

"A partir da ideia de que o eu não nos é dado, eu acho que há apenas uma consequência prática: temos de criar-nos como uma obra de arte."
Michel Foucault

"O que eu procuro é uma abertura permanente de possibilidades."
Michel Foucault

"Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta."

“Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa.”
Michel Foucault

“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas.”
Michel Foucault

"O homem e a vaidade movem o mundo."
Michel Foucault

"O novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta."
Michel Foucault

"Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta."
Michel Foucault

Livro Microfísica do Poder - Michel Foucault
Microfísica do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário